sexta-feira, 11 de março de 2011

Produção artesanal baiana é detalhada em livro


Na próxima quinta-feira (17), o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá lança o livro Artesanato Baiano - Saberes e Fazeres, às 9h, em sua sede, no Largo do Porto da Barra. Na oportunidade, estarão presentes o Governador do Estado, Jaques Wagner; o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, Nilton Vasconcelos; e a própria diretora do Mauá, Emília Almeida. O lançamento será seguido de coquetel para a imprensa e convidados.

Fruto de 21 meses de pesquisa, a publicação traz um registro fotográfico da produção artesanal de 67 municípios baianos, englobando 23 Territórios de Identidade do Estado. As raízes e as origens do saber artesanal, as técnicas, conceitos e modos de produção, a relação dos artesãos dentro das comunidades e com a natureza, na extração de matéria-prima, compõem o estudo exploratório dos principais pólos produtivos da Bahia, abordando as variadas tipologias: madeira, couro, vidro, cerâmica, cestaria e trançado, tecelagem, metal, mineral, rendas, bordados, reciclagem, lembranças da Bahia e releitura de materiais.

O livro ainda conta com ensaios críticos de acadêmicos, pesquisadores do tema, a exemplo do Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Dante Augusto Galeffi, e do Doutor em Pré-História pelo Museu de História Natural de Paris e PhD pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra (Portugal), Carlos Etchevarne. O intuito maior é o de preservar a memória do artesanato baiano, identificar e valorizar os artesãos e mestres-artesãos – alguns inclusive já falecidos - e resgatar o saber e fazer tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário