quinta-feira, 10 de março de 2011

Editais Itaú Cultural


As inscrições dos editais já estão abertas para os interessados em "Jornalismo Cultural", "Educação, Cultura e Arte" e "Artes visuais".


Ver editais:
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708


Rumos Jornalismo Cultural

até sex 15 jul 2011

O Rumos Itaú Cultural Jornalismo Cultural 2011-2012 se divide em duas carteiras:

- Professor
- Estudante

O professor interessado - de graduação ou pós-graduação em Comunicação e/ou Jornalismo, e não necessariamente da disciplina de jornalismo cultural - deve inscrever um ensaio relativo às possíveis relações entre a academia e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas, conforme orientações do Edital. Se o texto for selecionado, dentre outros prêmios, seu autor participará, durante o ano de 2012, de um Fórum Virtual de Discussão, remunerado, no qual fará, com seus colegas de seleção, um mapeamento nacional dos programas de treinamento dos veículos de comunicação dedicados a estudantes ou mesmo jovens recém-formados.

O estudante de graduação em Comunicação e/ou Jornalismo se inscreve com uma reportagem para a editoria de cultura, podendo optar entre quatro categorias, sempre de acordo com as informações do Edital:

- Reportagem Impressa
- Reportagem Audiovisual
- Reportagem Radiofônica
- Web-Reportagem

Caso selecionada, dentre outros prêmios, o autor da reportagem participará, durante o ano de 2012, de um Laboratório Online de Jornalismo Cultural,remunerado, no qual produzirá outra reportagem, sob orientação de um editor de cultura.

Podem se inscrever (somente pessoas físicas):

- Brasileiros natos ou naturalizados residentes no país
- Professores com pelo menos dois anos de docência
- Estudantes que estejam cumprindo no mínimo 30% e no máximo 60% dos créditos curriculares (o equivalente a cursar do terceiro ao quinto semestre)

É possível se inscrever:

- No Rumos Jornalismo Cultural, com até quatro trabalhos distintos
- Em outro segmento do programa Rumos com inscrições abertas, desde que com um trabalho diferente do(s) inscrito(s) no Rumos Jornalismo Cultural.

Não podem se inscrever:

- Contemplados em edições anteriores do programa Rumos Jornalismo Cultural
- Funcionários, estagiários ou terceirizados da instituição
- Funcionários, estagiários ou terceirizados do Portal Terra (restrição feita somente para a Categoria Web-Reportagem da carteira Estudante).


Inscrição
De 23 de fevereiro a 15 de julho de 2011.
Acesse o edital e realize seu cadastro.

Dúvidas: rumosjornalismo@itaucultural.org.br

--------------------------------------------------------

Rumos Educação, Cultura e Arte

até qui 30 jun 2011
O programa apoia iniciativas em cultura e educação não formal.

Em sua terceira edição, o Rumos Educação, Cultura e Arte busca apoiar a formação de profissionais que desenvolvem, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal.

Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência entre cultura, arte e educação.

Participação

A inscrição, gratuita e individual, é destinada a educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais. Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica. É necessário que sejam brasileiros ou naturalizados e maiores de 18 anos ou emancipados. Devem estar atuando no Brasil e desenvolver ações fundamentadas em propostas culturais e artísticas com grupos informais, associações, cooperativas, instituições culturais ou organizações sociais. Não há necessidade de comprovar qualquer tipo de vínculo empregatício, apenas atestar que a experiência aconteceu junto a algum grupo social, comunidade ou instituição.

Para se inscrever, o candidato deve enviar um relato da experiência (por escrito, em áudio ou vídeo), de acordo com os seguintes critérios:

- As experiências devem caracterizar-se como ações de educação não formal (fora do contexto escolar), tendo como bases a arte e a cultura
- Poderá ser apresentada apenas uma experiência por inscrição, por um único profissional
- Poderá ser apresentada mais de uma experiência desenvolvida pelo mesmo grupo informal, desde que distintas e relatadas por profissionais diferentes
- A experiência deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011

Premiação
Serão contemplados até 15 profissionais, que terão como prêmio:

- De duas a três viagens coletivas formadoras (com período máximo de dez dias cada uma) a localidades no Brasil a ser determinadas pelo Itaú Cultural, que permitirão ao profissional conhecer outros colegas e experiências no campo da arte, da cultura e da educação
- Uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional (pelo período máximo de sete dias), cuja programação será concebida em parceria com a equipe do Itaú Cultural. O objetivo é garantir o relacionamento com pessoas e o aprofundamento de temas e interesses específicos de cada profissional selecionado
- A difusão de suas experiências em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural
- O valor de 10 mil reais
- Um kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural

Inscrição
De 23 de fevereiro a 30 de junho de 2011.

Dúvidas: rumoseducacao@itaucultural.org.br.

--------------------------------------------------------

Rumos Artes Visuais

até dom 29 mai 2011

A quinta edição do Rumos Artes Visuais tem por objetivo incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, tomando como critérios de seleção a qualidade das obras.

Além de investigar a produção de arte contemporânea do momento, o programa propicia aos contemplados oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como concessão de bolsas de estudo, participação em palestras e ações de difusão (exposições, divulgação em mídia), contribuindo, assim, com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país.

Participação
O candidato deve atuar no Brasil e ter iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000, o que será comprovado por participação em exposições. A inscrição, gratuita, é restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e voltada a artistas, com formações diversas.

O participante pode se inscrever individualmente ou como membro de um coletivo. No caso de coletivo, apenas um integrante deve constar como responsável pela inscrição.

Não há limite para o número de obras a ser apresentadas, mas elas devem ter sido produzidas a partir de 2008, podendo estar concluídas ou em forma de projeto.

Premiação
Para os contemplados, o Itaú Cultural organizará em sua sede, na cidade de São Paulo, uma exposição coletiva, prevista para 2012, em que serão exibidas as obras de todos os artistas e/ou grupos selecionados, assegurando ampla divulgação desse evento na mídia impressa e eletrônica.

Os contemplados terão ainda seus dados artísticos, curriculares e biográficos inseridos e divulgados nos catálogos e peças gráficas e virtuais produzidos em decorrência do programa Rumos e da exposição Rumos Artes Visuais.

As obras contempladas poderão ser apresentadas em exposições fora da cidade de São Paulo. Nessa hipótese, participarão somente as obras que tenham consonância com o recorte curatorial estabelecido para a itinerância, de acordo com o mapeamento regional que será realizado por curadores contratados pelo Itaú Cultural.

Na vigência desta edição (2011-2013), até quatro contemplados - que obtiverem destaque profissional diferenciado, segundo os critérios de avaliação da equipe curatorial - poderão ser agraciados com bolsas de estudo.


Inscrição
De 23 de fevereiro a 29 de maio de 2011. Acesse o edital e realize seu cadastro.

Dúvidas: rumosartesvisuais@itaucultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário