quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Noite literária em Caculé


No próximo sábado, dia 18 de dezembro, a partir das 18h, acontecerá em Caculé, à primeira Noite Literária, organizada pelo escritor Leandro Flores, onde serão lançadas as coletâneas “Carta ao Presidente” (Ed. Scortecci-SP) organizada pelo jornalista Carlos Souza e “Poesia & Contos para todos os Cantos” (Ed. Òmnira-BA) organizada pelo jornalista e editor Roberto Leal. O evento contará com a presença dos escritores, Antônio Santana (Condeúba/BA) e Valdeck Almeida (Salvador), além de outros escritores, poetas e profissionais da área de educação da cidade.

O local do evento será na Passarela Caculé, um ambiente totalmente concatenado nas questões ambientais e também um dos principais pontos de encontro da sociedade caculeense. “Será uma grande noite literária, onde os intelectuais falarão sobre os seus projetos e apresentarão os seus trabalhos”, diz Leandro Flores. Dentro da programação: recital de poesia com Lucas da Hora, Renata Rimet, Cymar Gaivota, dentre outros. Na oportunidade, Leandro Flores anunciará o lançamento do seu novo site (www.leandroflores.com.br).

Leandro Flores - Em abril de 2008, fez sua primeira participação na Antologia “Bahia de Todos Em Contos,” pela Editoração e Revista OMNIRA. Em agosto de 2009, participou de mais um projeto literário chamado Contos, Crônicas e Artigos, pela Editoração e Revista OMNIRA e em 09 de outubro do mesmo ano, recebeu da Câmara de Vereadores de Condeúba uma Moção de Congratulação pela participação em projetos na área da literatura. Leandro também integra os dois livros que serão lançado no evento: Carta ao Presidente e Poesia & Contos para todos os Cantos.

Regionalista, apaixonado, suas histórias sempre são voltadas para a cidade de Condeúba-Ba. Atualmente aguarda patrocínio para publicação de um romance infanto-juvenil intitulado “E assim aconteceu o nosso primeiro beijo...” Leandro ainda espera realização de projetos literários para este ano de 2010 e semanalmente escreve em seu blog: http://condeuba2.arteblog.com.br/ instilado “Cantinho do Leitor”. E-mail: leo_condeuba@hotmail.com

Escritores convidados - Antonio Santana é professor, poeta, autor do livro, Poesias e Reflexões – A Trajetória de um Sonho, tem publicado em várias coletâneas e antologias as suas poesias. Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, poeta, editor de livros e funcionário público federal. É membro da Academia de Letras de Jequié, dos Poetas del Mundo e da União Brasileira de Escritores/SP. Embaixador Universal da Paz, autor de vários livros e de dezenas de antologias e coletâneas. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 600 poetas. Publicou também nas coletâneas Carta ao Presidente e Poesia & Contos para todos os Cantos, essa última lançada durante o I ENEBI – Encontro de Escritores Baianos Independentes, realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na Biblioteca Pública do Estado em Salvador

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Especialização em literatura brasileira oferece 30 vagas em Brumado

A pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos está com inscrições abertas para a segunda turma do curso, oferecido gratuitamente pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX da UNEB, em Brumado.

As inscrições para a especialização estão abertas até o dia 22 de dezembro. Os interessados devem se dirigir ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) do campus, das 8h às 17h (segundas e sextas-feiras) ou das 13h às 20h (terças a quintas-feiras).

A taxa de inscrição é de R$ 70. Estão sendo oferecidas 30 vagas para bacharéis ou licenciados no curso de Letras da UNEB ou de outras instituições de ensino. Desse total, 40% são destinadas para negros e 5% para indígenas, declarados no ato da inscrição.

De acordo com o edital da seleção, os candidatos devem apresentar currículo (preferencialmente da Plataforma Lattes), cópia autenticada do diploma ou certificado equivalente, histórico da graduação, duas fotos 3×4, original e cópia do RG e CPF.

A seleção conta com prova escrita sobre conhecimentos específicos – que será realizada no dia 9 de fevereiro de 2011, às 9h, no auditório do Campus XX -, análise curricular e entrevista.

O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro. As matrículas devem ser realizadas na secretária do curso entre os dias 14 e 18 de março, das 14h às 21h. O início das aulas está previsto para o dia 24 do mesmo mês.

Mais informações no site www.uneb.br

Serviço

O que: inscrições abertas para especialização em literatura brasileira
Quando: até 22 de dezembro
Onde: no Nupex do Campus XX, em Brumado

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Edital PROCULTURA Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra.
Inscrições de 27 de outubro a 11 de dezembro de 2010.<

Reconhecer e valorizar a diversidade étnico-cultural afro-brasileira em nosso País por meio da formação técnico-cultural de jovens negros – este é o objetivo do I Edital ProCultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra, implementado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares.
O projeto, lançado nesta sexta-feira (12) pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, durante a abertura da Semana da Consciência Negra na Universidade Federal de Roraima, é voltado para pessoas jurídicas, organizações sem fins lucrativos e instituições ligada à educação.
O diferencial do edital é a sua proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados aos dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural da Juventude Negra – NUFOC. Duas instituições serão selecionadas em cada uma das cinco regiões brasileiras.
No total, serão capacitados seis mil jovens negros em todo o Brasil durante a vigência do projeto. A expectativa é a de que os NUFOCs proporcionem aos jovens negros, entre 16 e 25 anos, conhecimento e envolvimento com a história e a cultura afro-brasileiras e os estimulem a refletir sobre seu papel na sociedade.
A Fundação Cultural Palmares realizará sete oficinas durante o mês de novembro para divulgar o edital. A primeira acontece nesta sexta-feira (12) em Boa Vista (RR). A juventude de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão a capacitação que será ministrada por técnicos da instituição e serão transmitidas por videoconferência ou webconferência para outras regiões

Mais Informações: http://www.cultura.gov.br/site/2010/11/19/edital-procultura-nucleo-de-formacao-cultural-da-juventude-negra/

Postado por: Verônica Brito

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Livramento implanta Plano de Promoção da Igualdade Racial


Localizado no sopé da Chapada Diamantina, Livramento de Nossa Senhora é o primeiro município baiano a consolidar o seu Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Estruturado com suporte técnico da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi), o documento foi entregue, nesta segunda-feira (8), à Câmara de Vereadores para a votação.
Trabalho, saúde, educação, segurança pública, quilombos, religiões de matriz africana, combate ao racismo e ao sexismo são eixos do Plano, que tem diretrizes voltadas a orientar as políticas que serão implementadas no município entre 2011 e 2014.

Para subsidiar a elaboração do Plano foram feitos estudos com amostras de atendimento nos serviços municipais de educação, saúde e assistência social. A secretária de Governo de Livramento, Suzete Cristina Spinola Souto, disse que houve necessidade de uma “análise, pois as diretrizes orientam-se pelo marco legal dos direitos humanos e são base para a construção de planos de ações e metas com vistas à realização das políticas públicas”.

Na área da educação, por exemplo, está prevista a garantia da aplicação da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana no sistema de ensino municipal, por meio de diretrizes curriculares, formação de profissionais, produção e distribuição de materiais didáticos.

Outra projeção é a ampliação e garantia do acesso da população negra às ações e serviços de saúde na área de atenção básica e de média complexidade, articulando o acesso aos serviços de alta complexidade, de acordo com os planos estadual e nacional de Saúde Integral desse segmento populacional. Para os quilombolas, a previsão é contribuir para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Sustentável das Comunidades Remanescentes e a regularização fundiária de suas terras.

Segundo a superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Vanda Sá Barreto, o plano é um instrumento importante para a reversão do quadro de desigualdades entre as populações branca e negra. “Primeiro, precisamos provocar uma mudança da cultura institucional em relação à pauta racial, com o objetivo de incluir os que sempre estiveram excluídos das ações de governo. Depois, aproximar a sociedade civil para que ela possa controlar essas políticas”.

Fórum

A proposta de implantação de planos municipais de Promoção da Igualdade Racial no estado da Bahia é uma ação coordenada pela Sepromi, que envolve o Fórum Municipal de Gestores (as) dessa área. A exemplo de Livramento, Cruz das Almas, Porto Seguro, Seabra, Serrinha, Souto Soares, Riacho de Santana também estão construindo seus Planos, mas a meta é atingir os 29 municípios que integram o fórum.

Os documentos devem contemplar as propostas das conferências, diretrizes, ações e metas com prazos para serem alcançadas. Outro critério é o respeito às especificidades e características dos municípios no que se refere à origem, localização territorial, população majoritária, estrutura socioeconômica e a situação da população negra.

Consultora da Sepromi na ação, Elaine Boa Morte lembra que a construção do plano passa por várias etapas, iniciadas com as conferências municipais, regionais e a estadual, e inclui a criação do Grupo Executivo Intersetorial (GEI), que constrói o Plano conforme a realidade local. “Além disso, o município se incorpora ao fórum de gestores e gestoras. Tudo isso tem que estar lincado à política nacional e estadual de promoção da igualdade racial”.

Livramento de Nossa Senhora possui 10 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), do Ministério da Cultura, e mais três reivindicando reconhecimento. Com cerca de 44,5 mil habitantes, o município está localizado a 720 quilômetros de Salvador e tem economia baseada na agricultura, com destaque para o cultivo de manga e maracujá.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Edital específico para Cantores da Região Sudoeste

EDITAL Nº. 01/2010 PARA SELEÇÃO DE NOVOS MÚSICOS DO CONCURSO
“POR ISSO É QUE EU CANTO...” DE 2010.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, torna público o presente Edital para seleção de intérpretes musicais para o Concurso “Por isso é que eu canto...” 2010.

1. Do Concurso:
O Concurso “Por isso é que eu canto...” 2010, promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, tem como objetivo contemplar novos artistas de âmbito local e regional no intuito de democratizar a arte e a cultura em nossa cidade. O Concurso visa também proporcionar possibilidades de inserção de novos artistas no cenário conquistense e regional.

2. Da Programação:
O concurso acontecerá de 16 de novembro à 09 de dezembro de 2010 em três etapas: Classificatória, Semifinal e Final.

Etapa Classificatória: Se apresentarão até 60 intérpretes pré-selecionados pela comissão organizadora em dias a ser definido pela Comissão Organizadora em 4 etapas. Classifica-se 20 nas quatro eliminatórias, sendo 5 por dia. As músicas deverão ser de artistas nacionais no estilo MPB ou POP.

Semifinal: Se apresentam 20 intérpretes selecionados da Etapa Classificatória em dias definidos pela Comissão Organizadora, sendo 10 por dia, classificando 5 em cada dia. As músicas deverão ser de artistas nacionais no estilo MPB ou POP.

Final: Se apresentarão, em dois dias consecutivos, os 10 candidatos classificados na Semifinal, e que concorrerão aos prêmios em dinheiro e direito de participação no Natal da Cidade 2010. No primeiro dia os candidatos interpretarão músicas de artistas locais (Região Sudoeste) no estilo MPB, REGIONAL ou POP, no segundo dia será uma música diferente da música do dia anterior e poderá ser de compositores reconhecidos nacionalmente no estilo MPB, REGIONAL ou POP.

Mesmo com as datas pré-estabelecidas, o candidato poderá se apresentar de terça-feira a sábado, por isso, no ato da inscrição, deverá apresentar disponibilidade de dia e horário. Terá início às 17h, ou a critério da Comissão Organizadora e premiará os 3 primeiros colocados, os quais serão contemplados com participação no Natal da Cidade 2010. Durante o Concurso, o intérprete será responsável pelo transporte dos equipamentos, bem como dos músicos que o acompanharão, sendo no máximo 5 (cinco) o número de músicos acompanhantes e fica vetada a participação de backings vocals.

3. Dos Requisitos de Participação:
Poderão candidatar-se a participar do Concurso qualquer morador da cidade de Vitória da Conquista e Região Sudoeste, que não seja músico profissional, não tenha CD ou disco gravado via gravadora, que o caracterize como artista profissional ou reconhecido no meio artístico ou qualquer trabalho formal divulgado pela mídia; bem como vencedores(as) – 1º lugar – de edições anteriores do Concurso “Por isso é que eu canto...”.

Parágrafo Único: Fica expressamente proibida a participação de músicos ou artistas que já se apresentaram em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista via Edital Público.

4. Das Inscrições:
As inscrições para o Concurso “Por isso é que eu canto...” 2010, serão realizadas de forma gratuita, na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, situada à Rua Cel. Gugé nº. 395, no centro, entre os dias 14 de outubro a 5 de novembro de 2010 - das 08h:00 às 12h:00 e das 14h:00 às 18h:00, de segunda a sexta-feira, ou através de e-mail para o endereço: cultura.sectel@gmail.com .

5. Da Documentação Exigida:
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar uma proposta musical, por escrito, incluindo 01 CD de demonstração com músicas conhecidas de artistas nacionais, primando pelo estilo da Música Popular Brasileira – MPB ou POP ou gravação em mp3 encaminhada por e-mail. O material deverá ser endereçado em envelope lacrado à Comissão responsável pelo Concurso cujo endereço consta do item 4 deste Edital ; além de cópias dos seguintes documentos: 1. Carteira de Identidade; 2. CPF e 3. Comprovante de Residência.
Caso a inscrição seja encaminhada via e-mail para o endereço: cultura.sectel@gmail.com, os documentos solicitados acima, deverão ser escaneados e as músicas interpretadas pelo candidato anexadas em mp3.

6. Da Premiação:
A premiação contemplará os 3 (três) primeiros colocados e a estes serão destinados os seguintes prêmios:

1º. Colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais) mais uma participação na programação do Natal da Cidade 2010, com 01 (um) show de abertura ou a critério da Comissão Organizadora de até 30 minutos;

2º. Colocado: R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) mais uma participação na programação do Natal da Cidade 2010, com 01 (um) show de abertura ou a critério da Comissão Organizadora de até 30 minutos;

3º. Colocado: R$ 800,00 (oitocentos reais) mais uma participação na programação do Natal da Cidade 2010, com 01 (um) show de abertura ou a critério da Comissão Organizadora de até 30 minutos.

07. Dos Trabalhos Selecionados:
Serão selecionados até 60 (sessenta) candidatos distribuídos em eliminatórias que acontecerão em datas estabelecidas pela Comissão responsável pelo Concurso. O julgamento dos trabalhos concorrentes será efetivado mediante observação de critérios estabelecidos no item 5 deste Edital.

7.1 – As músicas apresentadas no primeiro dia da última etapa deverão ser obrigatoriamente de compositores/autores conquistenses ou da Região Sudoeste da Bahia, dando ênfase à cultura local e valorizando os artistas regionais, além de facilitar dessa forma, a aquisição dos direitos autorais para a gravação do CD.

7.2 – Em cada etapa o participante deverá interpretar músicas diferentes das apresentadas em etapas anteriores.

08. Da Gravação do CD
Serão selecionados até 10 participantes finalistas para a gravação de um CD promocional, com canções de autores Conquistenses e/ou regionais desde que providenciados todos os direitos autorais junto aos seus respectivos autores.

09. Das Disposições Finais:
9.1 – Fica a critério da Comissão Organizadora, dispor a data exata de apresentação de cada participante em cada etapa/fase, após o sorteio que será efetivado na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

9.2 – A depender do número de inscritos, a Comissão Organizadora poderá criar ou não uma etapa em que os participantes apresentarão duas canções nos mesmos moldes do item 5.

9.3 – Em caso de coincidência de músicas na última etapa, ficará a cargo da Comissão Organizadora promover o sorteio das mesmas, sendo que o perdedor desse sorteio deverá apresentar nova música.

9.4 – A Coordenação responsável pelo Concurso “Por isso é que eu canto...” 2010, não se responsabilizará por: estadia, hospedagem, alimentação, instrumentos musicais e transporte dos componentes dos espetáculos selecionados.

9.5 – Os músicos selecionados assinarão contrato com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, ficando sujeitos ao cumprimento de suas cláusulas.

9.6 – A idade mínima para participação no Concurso “Por isso é que eu canto...” 2010, será a partir de 12 (doze) anos, tendo o candidato ou candidata essa idade completada até o dia de início do Concurso. Para candidatos menores de 18 anos, a inscrição deverá ser efetivada por um responsável.

9.7 – Os casos omissos deverão ser decididos pela Coordenação responsável pelo Concurso “Por isso é que eu canto...” 2010.

9.8 – A seleção dos contemplados ocorrerá em até 72 horas após o último dia de inscrição, com os nomes dos participantes afixados na própria Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, bem como no Sítio Oficial da Prefeitura Municipal, cujo endereço é: www.pmvc.com.br.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.


Vitória da Conquista – BA, 14 de outubro de 2010.


Gildelson Felício de Jesus
Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Videoconferência: "Cultura, cidade e cidadania: uso cultural de espaços públicos"


Convite de Videoconferência sobre "Cultura, cidade e cidadania: uso cultural de espaços públicos", a ser realizada no dia 18/10/2010, das 09:00 às 12:00, na Rede IAT de Comunicação.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Blog Cultural


A Diretoria de Cultura de Ibiassucê é um espaço criado para desenvolver um trabalho de inclusão cultural e com a proposta de aplicar políticas de inclusão, no sentido de discutir propostas e diretrizes favoráveis à garantia dos direitos do cidadão ibiassuceense, enquanto indivíduos produtivos e atuantes no mundo.
Na condição de melhorar esse acesso, este departamento criar um BLOG CULTURAL para divulgar os trabalhos dos artistas, grupos e movimentos culturais local e regional.

Acesse: http://diretoriadeculturaibiassuce.blogspot.com/

Este Blog Cultural vale a pena OLHAR!

Contato: Ediênio Vieira Farias
Fone: 77 3465-2151 ou 77 9141-0277
E-mail:
smecibce@bol.com.br"

EXPOLEITE 17 A 19 DE SETEMBRO DE 2010


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Movimento Cultural ABRACADABRA: o maior evento pluricultural do Sertão Produtivo em Brumado

Veja a matéria do ABRACADABRA 2010 em: http://www.cultura.acontecebahia.com.br/ e nos calendários principais


O movimento cultural ABRACADABRA - Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira - orquestrará nos dias 17 e 18 de setembro o maior evento pluricultural (com todas as linguagens artísticas e expressões culturais atuantes no município) do Sertão Produtivo. O ABRACADABRA 2010 será realizado na Praça Coronel Zeca leite (Praça da Prefeitura) de Brumado, das 17:00 às 23:00h.

Este ano, além das atrações pertencentes ao projeto, o público presenciará uma expressão rara de se ver: a Chula do Pilão - dança feita por moradores da zona rural de Brumado.


SOBRE O ABRACADABRA

Os Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira - ABRACADABRA - é um Movimento Cultural sem fins lucrativos, sem vínculos com partidos políticos e autogestionário - os próprios artistas da região formam um conselho e gerenciam o Movimento. O ABRACADABRA está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, formando uma rede solidária cultural que resgata a arte brasileira e estimula os artistas e fomentadores culturais.

Na Bahia, grupos estão se formando simultaneamente na Região Metropolitana de Salvador e na Região Sudoeste (Sertão Produtivo) para a formação desta rede solidária da cultura e que tem como foco de divulgação do Projeto o evento anual.

SOBRE O EVENTO:

No ano passado - 14 de março - houve o Lançamento do ABRACADABRA em Brumado, também na Praça Coronel Zeca Leite. Contou apenas com o patrocínio do comércio local. O público presente pôde assistir shows musicais, dança, recital de poesia, teatro, artes plásticas, artesanato, capoeira, folclore, exposições de livros e cordel.


O ABRACADABRA 2010 é o segundo evento de porte realizado pelo Movimento. Contou - através de edital público (Microprojetos para o semi-árido) - com o patrocínio do governo estadual, governo federal, Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania, Funarte e Funceb.


Serviço:

O que: Evento pluricultural ABRACADABRA 2010
Quando: 17 e 18 de setembro de 2010
Onde: Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado-BA
Quanto: Entrada franca (praça pública)
Mais informações: (77) 9992-2367

Atrações:

Chula do Pilão
Apresentações musicais (diversos estilos)
Exposições de Artesanato
Exposições de Artes plásticas,
Exposições de Literatura (Lançamentos de livros)
Exposições de Fotografia
Recital de poesias (Grupo Castro Alves - ALAB)
Terno-de-Reis
Teatro
Contadores de História (Grupo Castro Alves - ALAB)
Maculelê
Puxada de Rede
Samba de Roda
Grande Roda de Capoeira
Dança

SERTÃO PRODUTIVO



19 MUNICÍPIOS COMPÕEM O TERRITORIO SERTÃO PRODUTIVO: CAETITÉ, GUANAMBI, PALMAS DE MONTE AUTO, IUIU, CANDIBA, PINDAÍ, URANDI, SEBASTIÃO LARANJEIRAS, IBIASSUCÊ, CACULÉ, RIO DO ANTÔNIO, MALHADA DE PEDRAS, BRUMADO, TANHAÇU, ITUAÇU, CONTENDAS DO SINCORÁ, DOM BASÍLIO, LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, LAGOA REAL.

O processo de organização institucional do Território Sertão Produtivo tem inicio com a realização do I Seminário sobre Desenvolvimento Territorial realizado em 2004 na cidade de Caetité/BA. Marco inicial do processo de mobilização e articulação este evento contribuiu para a implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial no Sertão Produtivo. Várias atividades de sensibilização marcaram este período levantando um conjunto de demandas e prioridades apontadas como essenciais para o desenvolvimento e a integração dos dezenove municípios que integram este território.
Após um amplo processo debates e realização de diagnósticos sobre a realidade sócio-cultural do Território foi criado no ano de 2006 o CODESP – Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo. Partindo do princípio de gestão democrática o CODESP buscou desde sua formação inicial, congregar todos os segmentos da sociedade civil organizada bem como representantes do poder público da esfera municipal, estadual e federal, alem de diversas ONG’s com atuação nos dezenove municípios que compreende este Território. Sua principal missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável e promover a integração dos dezenove municípios que integram o Território Sertão Produtivo.

Município Sede: Caetité - BA
Localização de escritório:CETEP: Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo.
Endereço: Avenida Anísio Teixeira – S/N, CEP – 46.400 –000 - Caetité/BA.
Construção Participativa em uma proposta sustentável ao Território Sertão Produtivo!!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

I Encontro dos Microprojetos do Semiárido Baiano

Artistas e produtores culturais da região do semiárido da Bahia estão tendo a oportunidade de discutir e trocar experiências sobre a realização de projetos de cultura na região: o I Encontro dos Microprojetos do Semiárido Baiano pretende reunir nos dois momentos do Encontro todos os agentes relacionados à execução das 243 propostas contempladas no Edital de Apoio a Microprojetos Culturais para o Semiárido Baiano 2009.

O primeiro momento do evento aconteceu em Vitória da Conquista (no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima), nesta quarta-feira e contou, além dos proponentes dos projetos, com os representantes das instituições públicas envolvidas, com os Representantes Territoriais de Cultura das regiões: Vitória da Conquista, Extremo Sul, Sertão Produtivo, Itapetinga e Médio Rio de Contas.

Como não podia faltar num ambiente cultural, algumas expressões artísticas puderam mostrar o seu valor. Em destaque para a declamação do Beija-Flor do Sudoeste, o poeta Jerry Santos.

Quem não pôde comparecer em Vitória da Conquista, terá mais uma chance no dia 31 de agosto (terça-feira), em Feira de Santana (no Centro de Cultura Amélio Amorim), às 09:00Hrs.

Para participar, é solicitado confirmar presença através do e-mail editais.funceb@funceb.ba.gov.br ou do telefone (71) 3116-6638.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Última semana para inscrição no I Encontro de Escritores Baianos Independentes

Os interessados em participar do I Encontro de Escritores Baianos Independentes deve ser apressar, pois as inscrições encerram no próximo domingo, dia 15 de agosto. O evento será realizado em setembro, entre os dias 10 e 11 (sexta-feira e sábado), na Biblioteca Pública do Estado – Barris, e tem a organização da Fundação e Selo Editorial Ómnira, com o apoio de diversas instituições culturais, entre elas a Fundação Pedro Calmon. O projeto tem a coordenação dos jornalistas e escritores Carlos Souza e Roberto Leal. A programação do encontro será composta por debates; lançamento de livros; exposição de livros de escritores baianos; recital poético; mesa redonda com convidados de peso da literatura baiana e coquetel ao final.

A taxa de inscrição é de R$ 50 por participante, que dará direito a um kit (camisa/caneta/bloco de anotação e crachá). As inscrições são limitadas. O encontro é destinado a escritores, poetas, leitores, estudantes, professores e público interessado.

Informações: Fundação Òmnira, Rua Leste 2, quadra 37.2, lote 01 Parque São Cristóvão - CEP 41500-610 Salvador/BA. Telefax (71) 3252-1693 ou e-mail: lealomnira@yahoo.com.br.

A organizadora - A Fundação Òmnira foi fundada em 25 de março de 1998, pelo então hoje seu presidente, o escritor, poeta, articulista e editor Roberto Leal, autor de "Cárcere de Poemas" Ed. Òmnira/BA-2000 (edição esgotada) dentre outras obras e que edita além de uma revista de literatura e arte, que leva o nome da entidade Òmnira - que em yorubá quer dizer: Liberdade, e encontra-se no número 5. Livros solos; antologias e coletâneas em poesia e conto, já totalizando 33 publicações, onde impressos revelam, mais de 400 escritores novos publicados.

A Fundação Òmnira, tem no seu selo editorial, uma porta de entrada para novos autores, que recebem assessoria editorial, para a execução da sua obra literária. Como também promove anualmente o Premio Òmnira de Poesia e Conto, com abrangência internacional aos países de língua portuguesa; como produtora de eventos a entidade, já realizou e participou de eventos literários, lançamentos de livros, feiras, recitais poéticos e palestras em SE/PB/CE/MG e SP... A Fundação Òmnira já foi lembrada por duas vezes com "Moção", pela Câmara de Vereadores de Salvador, por ter realizado a publicação de uma coletânea poética em homenagem aos aniversários da cidade, "Salvador 450 Anos de Poesia" e que 10 anos depois se repetiu no "Salvador 460 anos de Poesia", onde publica poetas consagrados da nossa literatura, mesclados com poetas contemporâneos; como também o sucesso alcançado pelo livro "Bahia de Todos em Contos", uma publicação para contistas nascidos na Bahia e que anualmente lança uma nova edição, projeto que já se encontra no IV volume... A entidade tem sede a Rua Leste 2, quadra 37.2, lote 01 no Parque São Cristóvão, em Salvador, estado da Bahia; já tendo funcionado também em Belo Horizonte/MG (de 2000 a 2003).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uneb inscreve para cursos de Inglês e Francês em Caetité

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Caetité, inscreve até sexta-feira (13) para as novas turmas dos cursos de Inglês e Francês. Para efetuar a inscrição, o interessado deve comparecer à sede do núcleo, no campus, portando cópias do RG e CPF e uma foto 3x4. O investimento é de R$ 220.

A iniciativa, aberta ao público externo, disponibiliza 25 vagas para o nível básico de Inglês. As turmas do nível intermediário e do nível avançado de Francês serão formadas de acordo com a demanda.

As aulas vão acontecer no próprio campus, às sextas-feiras (das 19h às 21h30) e aos sábados (das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30). O início dos cursos está previsto para sexta-feira.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fórum discute 'Artes, Mercado e Tecnologia' no Espaço Unibanco


Desenvolvido a partir da bem-sucedida experiência de três edições do Fórum de Música, Mercado e Tecnologia – FMMT (2007 a 2009), o 1º Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia (FAMT) será realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro), oferecendo programação totalmente gratuita, com três palestras e Laboratório Criativo.

Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultB), o FAMT agrega as linguagens de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro, além das questões de gestão de espaços culturais, para discutir a tríade proposta: artes, mercado e tecnologia, dentro da perspectiva de redes de cultura e de um sistema criativo transversal.

As palestras do 1º FAMT acontecem pela manhã, das 9 às 13h. No dia 9 de setembro, após a abertura oficial do evento, o primeiro tema discutido será “Políticas Institucionais em Rede”. No dia seguinte, chega a vez de “Redes – Tecnologia e Inovação”. Por fim, no dia 11, a fala é sobre “Redes e Espaços Culturais”. As palestras são abertas para quaisquer interessados e não exigem inscrição prévia.

Já o Laboratório Criativo, com objetivo de provocar a criação e a sistematização de redes produtivas, realiza-se de forma continuada, das 14 às 18h, nos três dias do evento, totalizando uma carga horária de 12 horas. São oferecidas 90 vagas para participantes selecionados através de análise do formulário de inscrição, disponível no site da Funceb. As inscrições ficam abertas até 15 de agosto.

Toda a programação do 1º FAMT terá transmissão ao vivo em telão no foyer do Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, para garantir que, após lotação da sala de palestras e de ocupação das vagas do Laboratório, todos os demais presentes tenham acesso aos conteúdos.

Serviço

O quê: 1º Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia
- Palestras: 9 às 13 horas
- Laboratório Criativo: 14 às 18 horas
Quando: 9 a 11 de setembro
Onde: Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro)
Quanto: Grátis
Mais informações: (71) 3116-6849 / 3116-6631; famt.funceb@gmail.com

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FILMES DA CASA ANÍSIO TEIXEIRA - Caetité-BA

FILMES DA SEMANA


DIAS - HORA - FILME
Qui. Sex. e Sáb. - 18:00 - PEQUENOS INVASORES
Qui. e Sex. - 20:00 - O EFEITO DA FÚRIA
Sáb. - 16:30 - AVENTURAS COM PERNA LONGA
Sáb. - 20:00 - O SENHOR DOS ANÉIS - O Retorno do Rei




O EFEITO DA FÚRIA: (Drama)

COM: Forest Whitaker; Guy Pearce
DIREÇÃO: Rowan Woods
CENSURA: (16 anos)


O SENHOR DOS ANÉIS – O Retorno do Rei (Drama)

COM: Elijah Wood; Viggo Mortensen
DIREÇÃO: Peter Jackson
CENSURA: (16 anos)