O Teatro Vila Velha retoma o projeto Tomaládacá e convida grupos artísticos amadores e em formação oriundos de comunidades, escolas, sindicatos e associações de bairros, terreiros e outros, de Salvador e do interior do Estado.
O projeto vai desenvolver, ao longo do ano, diversas atividades de intercâmbio artístico e técnico entre os grupos selecionados, os profissionais do Vila Velha, e os artistas dos grupos residentes no teatro. Todo o projeto tem a coordenação de ZECA ABREU e supervisão de MARCIO MEIRELLES.
O projeto conta com o apoio do PROCULTURA/FUNARTE pelo edital PROGRAMAÇÃO DE ESPAÇOS CÊNICOS.
SOBRE O PROJETO:
O projeto TOMALADACÁ iniciou em 1999 com a montagem do espetáculo Sonho de uma noite de verão. Na ocasião, foram feitos encontros com outros grupos da cidade e desde então o Teatro Vila Velha vem apoiando grupos de teatro e dança dos subúrbios de Salvador e municípios próximos promovendo o intercâmbio entre esses grupos e os residentes do teatro.
O projeto permite a apresentação desses grupos comunitários em mostras especiais; a otimização do potencial criativo e técnico através de oficinas, workshops, debates, seminários e palestras; a qualificação de seus participantes incluindo-os como estagiários na área técnica e de produção. O projeto fortalece ainda os grupos em suas comunidades, através de articulações com as associações de bairro ou pessoalmente, para que passem a vir assistir não apenas às suas apresentações, mas aos outros espetáculos do teatro, através de bônus ou da troca de desenhos ou textos, produzidos por eles, por ingressos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário