domingo, 9 de outubro de 2011
Patrimônio e memória são prioridades do Sertão Produtivo
Pelo menos 40% dos editais do território do Sertão Produtivo devem ser reservados para projetos ligados à patrimônio e memória. Essa é a uma das propostas que os cinco delegados eleitos ontem à noite em Brumado (três da sociedade civil, dois do poder público) irão levar à IV Conferência Estadual de Cultura, em Vitória da Conquista, de 30 de novembro a 3 de dezembro.
Formado por 19 municípios, o Sertão Produtivo se destaca por grande riqueza nessa área do patrimônio e memória – e, ao mesmo tempo, pela carência de proteção. Em Caetité, já existem 14 bens tombados e o centro histório está sob a tutela do Estado desde 2008. Mas ainda há muito por fazer nos outros municípios.
O diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, participou dos trabalhos do eixo 2 da conferência territorial até o fim da plenária.
“Existe uma carência enorme, mas não é tombando que se se salva algo. É preciso que a gente fortaleça as estruturas dos municípios”, disse. “Esta é uma luta constante. Estamos sempre entre a militância e o apostolado. Mas unidos, estamos fortes”.
O encontro resultou em outras prioridades já elencadas nas etapa municipal da IV CEC, como construção de centro territorial e realização de feira/festival, mas também em ideias ligadas ao meio ambiente, como a revitalização de cinco rios em cinco anos.
A região de Brumado não tem esgotamento sanitário, e quem sofre é a população de Rio do Antônio – que, aliás, esteve presente na conferência, contando sua experiência de ter realizado uma conferência livre (sem o poder público local) na zona rural do município.
Afora os delegados, sete pessoas irão acompanhar o desenrolar das propostas do Sertão Produtivo. Entre eles, o músico Leandro Silva Souza, 26, de Caetité. “Ampliei meu conceito de cultura e conheci outras pessoas. Agora vou continuar em contato com elas”, disse ele.
Conheça as propostas
Eixo 1 – Expressões artísticas
- Estadual
Edital territorial
- Territorial
Capacitação
Feirão Cultural do Sertão Produtivo
Tocando Música e Arte
Eixo 2 – Patrimônio e memória
- Estadual
Acessibilidade de editais
- Territorial
Elaboração do inventário das manifestações culturais do território
Festival de Manifestações Populares
Riqueza do Sertão
Eixo 3 – Pensamento e leitura
- Estadual
Qualificando a leitura
- Territorial
Leitura reveladora de manifestações culturais e artísticas
Cultura Viva
Viajando pela leitura
Eixo 4 – Transversalidade da cultura
- Estadual
Campo Forte
- Territorial
Rota Sertão Produtivo
Um sonho de cultura
Nascente cultural
Eixo 5 – Gestão da cultura
- Estadual
Criando Novos Espaços Culturais
- Territorial
Criando ideias intercâmbio cultural
Sistema municipal de cultura local
Foto: Patrimônio e memória são prioridades do Sertão Produtivo/Foto Ronaldo Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário