domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pindaí produz primeiras quatro toneladas de adubo orgânico


Projeto Circuito do Lixo gera primeiros resultados com a transformação de lixo orgânico em adubo



A transformação de lixo em quatro toneladas de adubo orgânico é o primeiro resultado do projeto Circuito do Lixo no município de Pindaí, localizado no sudoeste da Bahia, a 546 km de Salvador. O projeto teve início em outubro de 2010 com o objetivo de produzir adubo a partir de matéria-prima coletada no lixo (restos de poda, frutas, legumes, borra de café, saquinhos de chá, papel e palitos de fósforo). Inicialmente, cinco pessoas do município foram contratadas para a coleta seletiva do material e preparo do composto e, após quatro meses de trabalho, alcançaram as quatro toneladas de adubo.


“Em Pindaí nunca houve tratamento do lixo e a transformação do resíduo orgânico em adubo orgânico trouxe um novo olhar para o lixo do município”, explica George Euzébio, gerente da Bainema, empresa responsável pela assessoria técnica do projeto. Segundo Euzébio, a primeira pilha de adubo orgânico foi reunida no final de setembro do ano passado e, em fevereiro de 2011, quatro toneladas já podem ser adquiridas e utilizadas por produtores agrícolas. “Este projeto gerou emprego, transformou o lixo orgânico e ainda vai gerar outros benefícios para Pindaí”, explica.


O projeto foi realizado na antiga Escola Agrícola da região, numa iniciativa da Bahia Mineração (Bamin) em parceria com a Bainema e a prefeitura local, que realizou a contratação da mão-de-obra e viabilizou a infraestrutura do local ao cercar o pátio de compostagem, disponibilizar água e ferramentas de trabalho necessárias para a manutenção das pilhas de composto. No último sábado (19), presenciaram a retirada das primeiras toneladas de adubo orgânico o prefeito de Pindaí, Lourivaldo Teixeira, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jesuel de Carvalho.



Problema x solução - Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, os primeiros resultados já demonstram perspectiva de mais benefícios para Pindaí, principalmente em educação ambiental. “Com esta iniciativa interessante, em parceria com a Bamin, já podemos utilizar os primeiros resultados para demonstrar nas escolas como o lixo, que é um problema, pode se transformar numa solução”, afirma Jesuel de Carvalho. Ele diz que parte do adubo será utilizada na arborização da cidade e outra parte comercializada para se reinvestir no projeto.


A Bamin dará continuidade ao projeto em 2011 e irá viabilizar a compra de balança eletrônica, triturador, sacos para armazenar o adubo orgânico e um reboque de moto para facilitar o transporte do resíduo orgânico.


Em Caetité (63 km de Pindaí), o Circuito do Lixo também é realizado, desde 2009, com foco na educação ambiental, coleta seletiva e geração de renda. O projeto apóia tecnicamente uma cooperativa de cerca de 30 catadores locais – Coopercicli –, que recolhe quase 30 toneladas de material reciclável por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário