quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Encontro de Cultura do Território - Caetité - Janeiro de 2011
O Primeiro Encontro de Cultura do Território Sertão Produtivo de 2011 reuniu a Representação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no Sertão Produtivo, Dirigentes de Cultura dos municípios integrantes, o Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo (Anderson e Verônica), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), todos os Pontos de Cultura conveniados do Território, As três instituições contempladas no Programa de Fomento às Filarmônicas, além de outros membros da Sociedade Civil como o Movimento Cultural ABRACADABRA, ALAB (Academia de Letras e Artes de Brumado), Lívia Pinto Alves (Coordenadora do Microprojeto de Livramento de Nossa Senhora - "Cinema na Minha Comunidade") e o convidado Durval Costa - Coordenador Municipal de Cultura de Serra Preta, município pertencente ao Território Bacia do Jacuípe.
Os trabalhos dos dois dias do evento foram orientados pelo Representante Territorial de Cultura do Sertão Produtivo Paulo Esdras, que iniciou com uma retrospectiva da cultura em 2010 no território, mostrando as ações realizadas pela Secult-BA através da Representação Territorial, dos editais e dos trabalhos das vinculadas (como o IPAC e a Fundação Pedro Calmon).
Ainda no primeiro dia, o Sistema Municipal de Cultura foi apresentado dando-se enfoque na criação do Plano Municipal de Cultura e na importância da formação dos Conselhos Municipais. Os grupos foram separados e todos puderam colaborar com propostas para 2011 de políticas culturais para o Território, que fará parte do Plano Territorial do Sertão Produtivo.
No segundo dia, a Sociedade Musical Maestro Lindenbergue Cardoso (Ponto de Cultura de Livramento de Nossa Senhora) com o Presidente Cristian Cardoso abriu o evento com a musicalidade das flautas doces, mostrando o grande potencial dos jovens beneficiados pelo Ponto de Cultura.
Após a apresentação das propostas feitas pelos grupos no dia anterior, discutiu-se a necessidade da organização da Sociedade Civil para o processo da criação do Sistema de Cultura. Uma Rede Cultural solidária, autogestionária e apartidária foi levantada como sugestão por Ailma Trindade (Presidente da ALAB e Conselheira do ABRACADABRA)para uma possível organização no território. Um exemplo de sucesso é o próprio ABRACADABRA - Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira - que em apenas três anos de existência no Território já possui grupo consolidado em Brumado e Agentes cadastrados em Dom Basílio, Caetité e Guanambi. "A rede de cultura que vem sendo criada pelo ABRACADABRA é um exemplo de organização de base sólida para termos um maior número de participantes nas conferências, nas reuniões culturais e na formação de um Sistema de Cultura realmente democrático" - completou o Representante de Cultura, Paulo Esdras.
Os Microprojetos Culturais foram bem representados por Lívia Pinto Alves, idealizadora e Coordenadora do Microprojeto "Cinema na Minha Comunidade", no qual leva para comunidades da zona rural de Livramento de Nossa Senhora, filmes de qualidade para entreter e fazer refletir.
Na tarde do último dia do Encontro, após a apresentação do Grupo de Poesias Castro Alves da ALAB, as três filarmônicas contempladas: Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense (Brumado), Associação Filarmônica Francisco Amaral (Caculé) e Sociedade Musical Maestro Lindenbergue Cardoso (Livramento de Nossa Senhora) decidiram marcar uma reunião para a criação de uma Associação das Filarmônicas do Território (realizada no dia 26/01/2011 em Brumado).
Na oportunidade também foi criado o Grupo de Trabalho de Cultura do Território - responsável por reunirem-se periodicamente para pensarem a cultura do Sertão produtivo. Será composto por:
- Vanuza de Guanambi;
- Osmarlene de Brumado;
- Aderbaldo de Rio do Antônio;
- Ediênio de Ibiassucê;
- Sonia Maria Silveira Alves de Caetité.
Este grupo, a ser articulado pelo Conselho Territorial e pelo Representante da Secult-BA já marcou a primeira reunião para o dia 15 de fevereiro no Escritório do Conselho Territorial (no Colégio Modelo), em Caetité.
Os cinco Pontos de Cultura conveniados do Sertão Produtivo (Projeto Escola Adote um Capoeirista, Associação Centro Espírita Aristides Spínola, Fundação Anísio Teixeira, Sociedade Musical Maestro Lindembergue Cardoso, Associação Comunitária de Pequenos Produtores de Rio do Antonio)finalizaram o evento apresentando os trabalhos relizados e as possibilidades para 2011.
A apresentação Cultural de encerramento ficou por conta do Ponto de Cultura "Projeto Escola Adote um Capoeirista", que encantou todos com as manifestações culturais: "Puxada de Rede", "Maculelê", "Samba de Roda" e "Capoeira".
Marcadores:
ABRACADABRA,
ALAB,
Conselho Territorial,
filarmônicas,
ICMBio,
Microprojetos,
Representação Territorial,
Secult-BA,
Sertão Produtivo,
Sistema Municipal de Cultura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Encontro foi muito produtivo, assim como o nosso Sertão! Todos estavam empenhados para fazer o melhor e com isso todos nós ganhamos. A reunião das Filarmônicas - que se encontraram no evento - ocorreu ontem (26/01) e já temos uma Associação das Filarmônicas do Sertão Produtivo (estou preparando uma matéria para o blog).
ResponderExcluirAlém das Filarmônicas, o encontro dos Pontos de Cultura também foi muito bom, não apenas pela explanação para os que não conheciam o trabalho, mas também para os próprios gestores dos Pontos que tiveram a oportunidade de trocarem experiências...
As propostas apresentadas nos trabalhos realizados no Encontro estarão no Plano Territorial e nas atividades do GT de Cultura que também nasceu no encontro e se reunirá no dia 15 de fevereiro em Caetité (escritório do Conselho Territorial).
Parabéns a todos e nos vemos numa próxima e breve oportunidade.
Paulo Esdras
Representante Territorial de Cultura
Secult-BA - Sertão Produtivo
(77) 9992-2367